O posto de combustível é, ainda em 2023, um investimento extremamente valorizado. Apesar da adesão da sociedade por deslocamentos através de motoristas de aplicativo, aliada ao boom do home office, não podemos desconsiderar uma parcela expressiva da população que vislumbra a aquisição de um veículo, cortando gastos que possibilitem o financiamento desse bem.
Em meio ao avanço da tecnologia, os veículos elétricos começaram a obter relativo destaque entre as vendas, mas, ainda assim, os automóveis com motor à combustão protagonizam as buscas dos consumidores. Desta maneira, é indispensável que haja uma presença relevante de postos de combustível pelos bairros, a fim de que a demanda existente seja atendida
Agora entendeu a razão do investimento em um posto de combustível ser vantajoso?
O que é preciso para abrir um posto de combustível
A perspicácia é uma virtude fundamental nos empreendedores, pois, observando todas as oportunidades possíveis para fazer seu negócio decolar, é que você se tornará bem-sucedido. Por isso, não se esqueça de realizar uma análise de mercado, observando quais as regiões que mais necessitam de um posto de gasolina, e definindo o público-alvo que pretende atender.
Porém, como a abertura de qualquer empresa possui uma burocracia, lembre-se de registrar seu futuro negócio na Junta Comercial, Receita Federal e Secretaria da Fazenda. Posteriormente, você precisará emitir a Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros (AVCB), além de licenças como Alvará da Prefeitura Municipal, Licença de operação do órgão de meio ambiente, Certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros e Licença Ambiental de Instalação (LAI).
Quanto custa para abrir um posto de combustível?
Apesar de não haver um consenso em relação ao valor necessário a ser investido na construção e abertura de um posto de combustível, o montante é relativamente alto. Considerando que se trata de um negócio pujante, cuja demanda é expressiva, não tenha dúvidas sobre o volume de receita que entrará no caixa diariamente.
Há estimativas de que o custo para a abertura desse negócio varia de R$600 mil a R$1,5 milhão, mas, claro, esses valores estão sujeitos a inúmeros fatores, como localização, número de funcionários, estrutura investida etc.
Vale a pena abrir um posto de gasolina?
Sim, especialmente em 2023. No primeiro trimestre do ano, as vendas de automóveis cresceram 21%, indicando a predisposição do consumidor em locomover-se com liberdade e autonomia.
Confira mais alguns motivos para abrir um posto de combustível:
Produto vende “sozinho”
Margem de lucro líquida de 10% a 11%
Economia com marketing
Movimentação 24 horas por dia
Não se esqueça do Estudo de Impacto de Vizinhança e do Relatório de Impacto de Trânsito
Levando-se em conta que um posto de combustível é um empreendimento de grande porte, responsável por promover um expressivo fluxo de pessoas às suas redondezas, a prefeitura solicitará ao proprietário do estabelecimento um EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) e um RIT (Relatório de Impacto de Trânsito).
Esses relatórios, que possuem a função de minimizar os impactos negativos da obra ao espaço urbano e promover o bem-estar da população local, são elaborados com excelência pela VP Engenharia e Arquitetura. Desta maneira, asseguraremos sua satisfação, e possibilitaremos que você obtenha a licença definitiva para inaugurar sua empresa.
Clique aqui para solicitar contato com nossos especialistas, que prontamente te ajudarão!
Comments