A partir da década de 30, o Brasil vivenciou um período de crescimento econômico sem precedentes, fruto da maior influência que o setor industrial passou a exercer sobre a economia. Porém, os tempos mudaram e, hoje, a prestação de serviços detém maior importância sobre o PIB. Ainda assim, o setor industrial – que para muitos estava decadente – voltou a mostrar dinamismo, registrando a alta de 2,2% em 2022 e revelando sua vitalidade no país.
Tendo em vista que, habitualmente, as indústrias oferecem os empregos mais vantajosos aos colaboradores, é natural que as vagas à disposição sejam amplamente concorridas – o que favorece a mão de obra mais especializada. Reforçando esse argumento, os profissionais com 10 anos de profissão na indústria tendem a ganhar 260% a mais do que quem está no primeiro emprego, enquanto a variação para outros setores é de 173%. No entanto, como se trata de um estabelecimento de grande porte, seu ingresso em determinada região pode trazer consequências sociais àquela população. Neste artigo, trataremos do motivo pelo qual há a exigência de que as indústrias providenciem um EIV e um RIT. Prossiga com a leitura!
Muito debate-se hoje em dia sobre a sustentabilidade. O uso consciente dos recursos naturais para atender às necessidades do presente sem comprometer o bem-estar das próximas gerações tornou-se uma pauta global. E, levando-se em conta as indústrias, os ambientalistas costumam questionar o impacto de suas atividades no meio ambiente, destacando a contaminação da água, devastação de florestas, poluição do ar, aquecimento global, alteração da fauna e flora e desbalanço da cadeia alimentar.
Deste modo, é prudente por parte da prefeitura a solicitação do EIV para indústrias, consistindo na elaboração de um relatório que propõe medidas para reduzir o impacto ambiental e social de seu empreendimento na região. Diante desta necessidade, contrate a VP Engenharia & Arquitetura, que, através de profissionais experientes, traremos recomendações que permitirão a licença do seu negócio e a preservação ecológica.
Além disso, a atividade industrial pode causar efeitos na mobilidade urbana. A julgar pela quantidade expressiva de colaboradores que este negócio costuma contratar, o trânsito local pode ser prejudicado, uma vez que os deslocamentos se farão mais constantes e, por isso, o engarrafamento crescerá. E, neste momento, enfatizamos a importância da elaboração do RIT, que tem por finalidade identificar os impactos de um estabelecimento no trânsito, e, meticulosamente, sugerir providências que beneficiarão o sistema viário.
Comments