Polos Geradores de Tráfego: o que são e por que morar perto deles?
- Danilo Ibanez Spaziani
- 31 de jan. de 2023
- 3 min de leitura

Os Polos Geradores de Tráfego consistem em construções permanentes de grande porte responsáveis por promover um fluxo recorrente de viagens na região, de forma que a atração de pessoas à localidade possa vir a interferir no sistema viário e de transporte. Por vezes, essas edificações mobilizam uma quantidade tão expressiva de indivíduos que o impacto na mobilidade urbana compromete o acesso ao local.
Em contrapartida, é necessário também nos atentarmos aos benefícios que compreendem a escolha de residir em localidades vizinhas aos polos geradores de tráfego, de maneira que a presença da construção em questão contribua com a qualidade de vida local. Dentre essas edificações, podemos citar os estádios de futebol, hospitais, universidades, escolas, aeroportos, rodoviárias, shoppings e conjuntos habitacionais. Neste artigo, discorreremos sobre os polos geradores de tráfego e os privilégios de morar próximo a eles. Portanto, basta seguir conosco!
Levando-se em conta o processo de urbanização natural da maioria das cidades, as localidades que dispõem de uma atividade econômica mais dinâmica tendem a atrair indivíduos, fruto da sua oferta de emprego, de moradia e infraestrutura. Os hospitais, por exemplo, sejam de ordem pública ou privada, são responsáveis por zelar pela saúde dos cidadãos, e, apesar de estimularem o deslocamento diário de uma quantidade vultuosa de pessoas - o que influencia no trânsito -, possuem uma serventia que transcende qualquer impacto na acessibilidade do local. Por isso, caso você more próximo a um hospital, isso representa um privilégio que nem todos conseguem obter, pois diante de uma emergência de saúde, o deslocamento se faz muito mais ágil.
Já em relação a estádios de futebol, destacamos o caso da Arena Corinthians, cuja inauguração em 2013 gerou um desenvolvimento econômico na região sem precedentes. Considerada uma das localidades mais pobres de São Paulo, as notórias transformações em mobilidade, ruas, avenidas, educação, lazer e cultura proporcionaram ao bairro de Itaquera um expressivo avanço social, que, inclusive, fizeram do distrito o sexto colocado em maior número de lançamentos residenciais para 2022. O RIT para estádios de futebol, que se faz necessário para prever como um empreendimento pode afetar a região, foi um estudo que certamente colaborou com o sucesso da obra.
Agora, tratando-se de escolas e universidades, não há como desconsiderar o papel fundamental que a educação exerce na sociedade. Neste sentido, embora a construção de instituições de ensino exija maior oferta de transporte público e iluminação adequada, o efeito positivo associado ao acesso à educação é imensurável, e residir próximo a sua escola ou universidade também garante economia de tempo.
Não poderíamos deixar de mencionar os shoppings, cuja valorização em imóveis que sejam seus vizinhos alcança os 90%. Para além da vantagem de ordem financeira, a atividade comercial tende a ser alavancada nas redondezas destes empreendimentos, de modo que a empregabilidade cresça na região e o desenvolvimento econômico promova o consumo. Somando-se a isso, o fato de morar próximo a lojas de roupas, de joias, restaurantes, livrarias e lojas de eletrônicos, situadas no interior do shopping, representa ao consumidor o entretenimento associado à utilidade.
O EIV para shoppings, entretanto, são de suma importância para que a prefeitura se certifique dos possíveis impactos negativos que a futura obra acarretará, e a VP Engenharia & Arquitetura atua neste momento, elaborando relatórios criteriosos que propõem soluções à construtora, também com o propósito de minimizar alterações sociais e ambientais de ordem urbana na região.
Comentários