Morando próximo a uma nova estação de metrô: Conheça os impactos disso na vizinhança
- Danilo Ibanez Spaziani
- 23 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

Atualmente, o Brasil dispõe de 1.116km em sua rede de trens e metrôs, considerada uma extensão aquém da demanda do nosso território nacional. Ciente desta carência, o país tem investido neste transporte público e, em São Paulo, a construção da Linha 6-Laranja representa a maior obra do gênero de mobilidade da América Latina. Segundo levantamento, quase um terço da população brasileira depende de ônibus, trem ou metrô para deslocar-se, o que reforça a importância de que as linhas metroviárias sejam ampliadas.
Em meio à busca pela aquisição ou locação de uma residência, é possível constatar uma preferência dos indivíduos de residirem próximos a uma estação de metrô, inclusive apresentando disposição de pagarem mais por esse privilégio. Afinal, os benefícios de morar em uma localidade que se aproxima desse meio de transporte são inúmeros, e determinam o bem-estar do habitante de uma metrópole. Entretanto, não devemos desconsiderar que também há ônus relacionados ao início de uma obra desse porte próximo a sua moradia. Quer saber mais sobre os impactos de uma nova estação de metrô em sua vizinhança? Permaneça com a leitura!
Ao passo que grandes edificações são iniciadas, tornam-se iminentes suas consequências à população local. Neste sentido, a solicitação do laudo cautelar de vizinhança constatará as boas condições estruturais do seu imóvel no momento que anteceder a construção, de forma que, se danos e rachaduras surgirem em suas paredes nesse período, será possível provar que não é por sua responsabilidade. Diante da inauguração de uma estação de metrô, no entanto, é válido ressaltar que você desfrutará de economia de tempo, valorização imobiliária, poupará gastos com ônibus e, sobretudo, aproveitará a melhor acessibilidade promovida por esse transporte – que conectará sua casa com outros bairros espalhados por toda a cidade.
Apesar do fomento econômico que ocorrerá na região, reflexo da abertura de novos estabelecimentos, adensamento populacional, ampliação da oferta de emprego e elevação do consumo, a prefeitura não abrirá mão da solicitação de EIV para estações de metrô. Tendo em vista que configurará uma obra espaçosa, que demandará anos até sua conclusão, obstruirá parcialmente o trânsito e gerará barulho, faz-se fundamental que a VP Engenharia & Arquitetura auxilie na elaboração desse estudo, cujo objetivo é minimizar os impactos sociais e ambientais provocados pela construção através de medidas criteriosas, que valorizam a mobilidade urbana e a qualidade vida da população.
Comments