top of page
VP.png

Como montar uma clínica médica: Anote as principais instruções!


Reunião entre doutores em uma clinica médica.

O preparo é sinônimo de sucesso no empreendedorismo, e, tratando-se da abertura de uma clínica médica, não é diferente. Fato é que, hoje em dia, vemos profissionais altamente qualificados com especialização na área da saúde se aventurando no mundo dos negócios, sem que, para isso, tenham conhecimento em gestão.



Como consequência, a longevidade do empreendimento é comprometida, reforçando a importância de você busque a capacitação necessária para gerir uma empresa. Uma pesquisa produzida pela Ticket apontou que 64% dos brasileiros estão mais preocupados com a saúde, reflexo da crise sanitária que assolou o país por mais de dois anos.

Neste sentido, o hábito de frequentar hospitais com o objetivo de realizar exames de rotina foi resgatado, impulsionando o setor de clínicas médicas e valorizando o bem-estar da sociedade. Nos últimos 10 anos, o número de médicos cresceu 84% no país, motivando a abertura desses estabelecimentos e suprindo uma demanda em ampla ascensão.


Embora uma clínica médica represente uma instituição de saúde, cuja função social é inquestionável, trata-se na prática de um estabelecimento como qualquer outro, que necessita de regularização e licença de funcionamento. E, considerando que esse empreendimento tende a produzir um elevado fluxo de pessoas à região, a mobilidade urbana é afetada, reforçando a importância da elaboração de um Relatório de Impacto de Trânsito.


Como obtenho a autorização para abrir uma clínica médica?


A burocracia que envolve a rotina de um empreendedor é desgastante, mas não pode ser desprezada principalmente em meio ao processo de abertura do negócio. Por isso, após definir o tipo de empresa e a natureza jurídica, solicite à prefeitura a análise de viabilidade do local de funcionamento da futura clínica.


É possível que, após essa etapa, a implantação do estabelecimento seja negada, tendo em vista o Regulamento de Zoneamento. Diante deste cenário adverso, nem tudo está perdido: examine a região, identifique uma localidade que carece urgentemente de uma instituição de saúde, escolha um ponto para o início das obras e, novamente, reivindique à prefeitura seu funcionamento.


Desta maneira, a aprovação para a construção de uma clínica médica será questão de tempo, e você dará prosseguimento ao empreendimento dos seus sonhos. O faturamento do setor de saúde somou R$47 bilhões no último ano, registrando um crescimento de 21,5%, que, alavancado pela busca por qualidade de vida, revelou um mercado promissor.


Confira como registrar a sua clínica médica


Atribuída costumeiramente a uma empresa de contabilidade, essa etapa abrange a emissão de inúmeros documentos e pode levar até 40 dias. Tendo em vista que uma clínica de saúde atende dezenas de pacientes diariamente, é fundamental que o estabelecimento esteja em conformidade com as determinações dos órgãos reguladores, a fim de que obtenha credibilidade perante o público.


Observe abaixo o passo a passo que concretizará o registro desse negócio:


  • Escolha do CNAE

  • Regime Tributário Registro do Contrato Social na Junta Comercial do estado ou no Cartório das Pessoas Jurídicas

  • Registro da empresa na Receita Federal para abrir um CNPJ

  • Registro da empresa no INSS

  • Registro da empresa no Conselho Regional de Medicina

  • Solicitação da Inscrição Municipal na Prefeitura

  • Solicitação do Alvará de Funcionamento na Prefeitura

  • Solicitação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB)

  • Licença Sanitária na Anvisa

  • Registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Quanto custa abrir uma clínica médica?


À medida que optamos por um empreendimento em detrimento de outro, nos atentamos ao seu potencial e, também, aos desafios que o futuro do mercado nos apresentará. E, ao lidarmos com uma clínica médica, é natural que imaginemos um faturamento expressivo, haja vista que o setor de saúde compreende elevadas remunerações.


Só que, enquanto empreendedor, a administração bem-sucedida do negócio dependerá de um fluxo de caixa estável, que compromete o lucro no curto prazo. Ainda assim, a margem de lucro de uma franquia de clínica médica varia de 15% a 25%, possibilitando ganhos expressivos aos seus sócios no médio e longo prazo.


No que se refere ao investimento necessário para sua inauguração, será necessário desembolsar cerca de R$180.000,00, embora o valor absoluto para a construção do estabelecimento dependa da localização, estrutura física, equipamentos médicos, equipamentos eletrônicos, aquisição de materiais para estoque, entre outros gastos.


Determine o seu público-alvo


Apesar da área da saúde ser inegavelmente rentável, ao passo que quase 25% da população brasileira aderiu aos convênios médicos, é imprescindível que você defina um perfil específico de consumidor que busca atrair. Isso porque, diante de tantas especialidades médicas, a clínica médica dificilmente conseguirá atender a demanda de tratamentos e diagnósticos se não direcionar seu marketing a um público em particular.


Dentre algumas das especialidades que podemos encontrar nas clínicas de saúde, citamos a radiologia, pediatria, medicina esportiva, medicina do trabalho neurologia, oftalmologia, oncologia, otorrinolaringologia, dermatologia, urologia, ortopedia, psiquiatria e acupuntura. Diante de uma vasta gama de opções, certifique-se de oferecer o serviço médico com ênfase em sua especialização, cuja experiência prévia será extremamente útil em meio à nova rotina profissional.


Esteja atento à solicitação do Relatório de Impacto de Trânsito por parte da prefeitura


Já ciente do que é preciso para abrir uma clínica médica, foquemos na última etapa: a necessidade de elaboração um Relatório de Impacto de Trânsito e de um Estudo de Impacto de Vizinhança. O RIT, a princípio, é exigido à medida que uma obra de grande porte inicia-se, prejudicando a mobilidade urbana a partir da concentração de pessoas e veículos no entorno do local.


Neste sentido, o documento projetará as consequências negativas da clínica médica ao sistema viário da região e recomendará providências, que, ao serem adotadas, decretarão o licenciamento do seu estabelecimento. O EIV, por outro lado, visa minimizar os impactos urbanos e ambientais provocados pela construção, compreendendo medidas mitigatórias e compensatórias.


A VP Engenharia e Arquitetura se encarrega da elaboração desses documentos, enviando um arquiteto altamente capacitado ao canteiro de obras para que os estudos sejam produzidos. A partir disso, o entorno do seu negócio desfrutará de um alargamento das vias, implantação de melhorias na pavimentação, implantação de sinalização horizontal e vertical, e ajuste na programação semafóricas.


Clique aqui para solicitar contato com nossos especialistas, que prontamente te ajudarão!


Comentários


bottom of page