top of page
VP.png

Como construir um condomínio residencial? Anote as principais dicas!


Condomínio residencial com prédios.

A construção de um condomínio residencial é, nos dias atuais, uma escolha vantajosa para quem almeja prosperar no setor imobiliário. Tendo em vista a busca incessante da população por novos imóveis, tanto para aquisição quanto para locação, os investidores da área identificaram uma oportunidade de negócio, e não medem esforços para ofertarem empreendimentos de acordo com a necessidade dos mais variados públicos.


Segundo uma pesquisa realizada pela Abrainc, constatou-se que mais de 80% dos jovens entre 25 e 29 anos preferem morar de aluguel, seduzidos pela possibilidade de se mudarem à medida que buscam novas experiências profissionais em outras localidades. Por isso, temos visto com frequência obras de empreendimentos imobiliários em nossos bairros, refletindo um mercado dinâmico, que gera milhões de empregos e projeta ainda mais progresso.


Indo de encontro a essa expectativa, o setor da construção civil deve crescer 2,5% até o final de 2023, impulsionado pela tendência que envolve a construção de edifícios residenciais e os benefícios que motivam a chegada de seus moradores. Apesar disso, a burocracia em torno da implantação desses empreendimentos é rigorosa e, na maioria das vezes, desperta dúvidas por parte dos seus investidores, que não estão familiarizados com a condução desse processo.


Deste modo, é fundamental que se atente à solicitação do Estudo de Impacto de Vizinhança e Relatório de Impacto de Trânsito em meio à realização da obra, que são indispensáveis na obtenção do seu licenciamento. Levando em consideração que um condomínio residencial ocupa um espaço geográfico expressivo, seu impacto ao aspecto urbano é superior às residências tradicionais, demandando maior atenção por parte do poder público.


Por que investir na construção de um condomínio residencial?


Não é novidade que, para erguermos um patrimônio significativo, devemos trabalhar ao longo de décadas, gerindo nossas finanças com responsabilidade e optando por investimentos certeiros. E, diante de tantas “falsas promessas” que observamos no mercado, prometendo elevados lucros e, no final das contas, trazendo prejuízos, é fundamental que ponderemos bastante antes de aplicarmos nosso capital em algum empreendimento.


O investimento em um condomínio residencial, porém, representa uma alternativa atraente, considerando a propensão dos indivíduos a mudarem para locais seguros e que forneçam qualidade de vida. Além disso, não podemos esquecer que a venda de imóveis registrou um crescimento de 12% no último ano, indicando um aquecimento do setor relacionado à retomada econômica.


Há outros fatores que contribuíram com procura dessas propriedades e, consequentemente, intensificaram as obras, dos quais podemos citar a privacidade, a estrutura de lazer, acesso à academia, piscina e quadra esportiva, além de salão de festas, sala de jogos, vida em comunidade e, sobretudo, segurança.


Quanto custa para construir um edifício residencial?


No universo dos negócios, sabemos que os ganhos futuros estão intimamente ligados ao investimento inicial. E, como no caso da edificação de prédios residenciais não é diferente, reforçamos a importância de que aja com cautela, e somente opte pelo ingresso nesse mercado quando apresentar as condições condizentes com um investimento tão expressivo.


Tratando-se de um prédio residencial de até 10 andares e desconsiderando a estrutura que o envolve, sua construção custará R$12.000.000, ao passo que, compreendendo uma área de lazer em seu redor, o investimento necessário é de R$12.650.000. Apesar disso, é válido enfatizar que os valores não possuem completa exatidão, e estão condicionados à localização do empreendimento.


Qual o passo a passo para a realização da obra?


A edificação de um prédio, seja comercial ou residencial, compreende processos burocráticos, exige paciência por parte do empreendedor, mas garante sua prosperidade em longo prazo. Ainda assim, destacamos que o prazo para construção de um prédio residencial de 25 andares, contando com a mão de obra de 50 operários por 6 horas diárias, compreenderá 150 dias.


Embora represente um período significativo, há etapas cruciais no planejamento desse empreendimento imobiliário, e, se desprezadas, te provocarão um prejuízo sem precedentes. Portanto, conheça abaixo quais os estágios observados nessa obra:

  • Escolha de um terreno em uma localidade populosa

  • Desenvolvimento do projeto arquitetônico

  • Elaboração de projetos complementares

  • Definição do planejamento e orçamento

  • Realização das fundações

  • Construção da estrutura do prédio e cobertura

  • Instalação elétrica, hidráulica e sanitária

  • Revestimentos, pintura e acabamento

  • Implantação das áreas externas


O Relatório de Impacto de Vizinhança é importante na construção?


Ao passo que a obra do empreendimento imobiliário avança, é comum que vejamos consequências da sua implantação à população que reside nas redondezas, reflexo da expressiva área urbana ocupada. Desta maneira, a rotina desses moradores sofre mudanças drásticas, representadas sobretudo pelo aumento do engarrafamento, responsável por comprometer a mobilidade urbana e afetar o seu bem-estar.


O cenário descrito acima desperta a necessidade de que providências sejam adotadas para minimizar o impacto negativo da obra à vizinhança, o que é exigido pela prefeitura através da solicitação do Relatório de Impacto de Trânsito – fundamental para que o empreendimento obtenha sua licença.


Esse estudo, que visa promover fluidez ao sistema viário, propõe medidas mitigatórias e compensatórias relativas ao transtorno causado pela obra, das quais elencamos a modificação no plano de circulação, alargamento das vias, implantação de melhorias na pavimentação, implantação de sinalização horizontal e vertical, e ajuste na programação semafóricas.


Quem pode me ajudar na elaboração desse documento?


O Relatório de Impacto de Trânsito, que atua para respaldar o Estudo de Impacto de Vizinhança, deve ser formulado por um engenheiro ou arquiteto, cujas formações os qualificam para essa demanda, conforme as determinações da prefeitura.


E, contratando a VP Engenharia e Arquitetura, os melhores profissionais desse mercado visitarão sua obra, realizando um diagnóstico preciso dos impactos gerado pelo empreendimento, tal como sua área de influência direta e indireta.


Posteriormente, nos encarregaremos de estimar a atração de visita que o prédio residencial provocará à localidade, compreendendo os efeitos gerados ao trânsito e recomendação de medidas a serem implementadas. Nossa empresa se compromete a superar suas expectativas, oferecendo soluções únicas que, certamente, beneficiarão a mobilidade urbana.


Clique aqui para solicitar contato com nossos especialistas, que prontamente te ajudarão!


Comentários


bottom of page