Em meio ao desejo de empreender, é natural que muitos indivíduos pensem grande, motivados pelas expectativas que envolvem um negócio promissor. Neste sentido, os investidores observam o mercado e, ao identificarem um empreendimento que se enquadra nas suas possibilidades, ingressam neste mercado.
A abertura de uma faculdade se encaixa neste perfil, tendo em vista que o Brasil abriga 2.306 universidades privadas, representando uma aposta extremamente valorizada de investimento. Embora as críticas à educação no país sejam recorrentes, não há como negar que a democratização do ensino superior promoveu a entrada de milhões de jovens na universidade.
Segundo pesquisa realizada pelo Sesi e Senai, cerca de 91% dos alunos do ensino médio pretendem ingressar na faculdade, revelando a atual cultura educacional do país e reforçando a necessidade de que universidades voltadas aos mais variados públicos sejam construídas. O cenário em questão expõe uma oportunidade de mercado, que, diante da abundância de instituições desse caráter no país, tem sido aproveitada.
Por outro lado, o investimento que uma universidade demanda é elevado, o que acaba comprometendo as ambições de boa parte dos investidores. Só que, em razão da procura extraordinária pelo Ensino A Distância, as condições para apostar neste setor mostraram-se mais favoráveis, ao passo que abrir uma faculdade EAD requer um investimento mais modesto.
1. Defina um plano de ação
Também denominado como planejamento estratégico, refere-se à escolha do seu modelo de negócio. Não há dúvidas quanto aos obstáculos de empreender no Brasil, seja em razão da burocracia, da elevada concorrência ou do alto valor de investimento.
Porém, tratando-se da gestão de uma universidade, é necessário que você encare cada desafio com seriedade, e assim se diferenciará em relação aos demais. Por isso, faça uma pesquisa de mercado, responsável por identificar quais carências o ensino superior privado possui e indicando as diretrizes necessárias para que sejam oferecidas soluções aos estudantes.
Ainda nesta etapa, não deixe de determinar os cursos que ofertará, assim como o corpo docente que será admitido e as modalidades de ensinos que serão adotadas (presencial, EAD ou híbrido). Por fim, estabeleça quais instalações adquirirá para a instituição de ensino, de forma que o aprendizado seja potencializado e as expectativas dos alunos sejam correspondidas.
2. Obtenha o credenciamento da universidade no MEC
A credibilidade de um curso em uma faculdade está associada à nota que ele alcança no Ministério da Educação. E, para que determinado curso passe pelo processo de credenciamento – atribuição de nota de 1 a 5 pelo MEC -, é indispensável que ele já tenha sido iniciado na instituição, e atingido 50% da carga horária.
Em meio a esse processo, o descredenciamento pode ocorrer através da constatação da nota 1 ou 2 do curso, expondo que os métodos aplicados carecem de melhorias e, por isso, o conteúdo não foi absorvido pelos universitários. Deste modo, caso não queira lidar com percalços durante sua trajetória como gestor de uma faculdade, preze pela excelência na contratação dos professores e na aquisição de tecnologias.
Levando em conta as universidades privadas, o percentual de alunos que desiste dos cursos antes de seu término corresponde a 55,5%, e embora uma parcela relevante abdique dos estudos por dificuldades financeiras, há situações em que a evasão é motivada pela falta de qualidade do ensino. Sendo assim, atente-se às demandas dos seus alunos e mantenha constante contato, a fim de aperfeiçoar a metodologia praticada.
3. Reconhecimento do ensino superior através do MEC
À medida que o Ministério da Educação fiscaliza sua universidade, você minimizará a margem de erro ao lidar com a demanda diária dos estudantes. Isto porque a principal atribuição do MEC diz respeito a promover educação de qualidade para o nosso país.
Nesta perspectiva, o órgão administrativo analisará aspectos como:
Instalações físicas das instituições e laboratórios
Corpo docente
Planejamento pedagógico
Grade curricular
Plano de Desenvolvimento Institucional
Gestão de Recursos Humanos
Biblioteca
Desempenho dos estudantes
4. Abrir faculdade EAD: confira as vantagens
Se há alguma categoria relativa ao Ensino Superior que desponta como uma tendência de mercado, é o Ensino A Distância. Popularizado especialmente na pandemia – quando o isolamento social impossibilitou os deslocamentos à universidade –, proporciona irrestrita liberdade de aprendizado aos alunos, privilegiando o dinamismo.
Reforçando esse ponto, as matriculas para cursos em EAD cresceram 474% em uma década, revelando a expansão da modalidade e representando uma alternativa de aprendizado mais acessível financeiramente aos universitários – os cursos são até 70% mais baratos que os presenciais.
Além disso, o valor necessário para aderir a esse investimento se difere substancialmente do custo de uma universidade tradicional, cujo aprendizado é 100% presencial. A julgar por todas as aplicações que se fazem necessárias para a inauguração de uma universidade EAD, o montante varia de R$20 mil a R$50 mil, o que explica a disseminação desses polos.
5. Torne sua universidade legal no aspecto tributário e jurídico
Embora as faculdades exerçam uma função social, já que contribuem efetivamente para a formação do senso crítico e intelectual dos jovens do país, ainda assim a burocracia relativa ao seu processo de inauguração não deve ser negligenciada.
Portanto, recomendamos que contrate uma assessoria contábil para que, assim, obtenha os documentos que permitirão o funcionamento do local. Abaixo, anote quais são as exigências do poder público:
Determinar o tipo de empresa
Selecionar a natureza jurídica
Definir o regime tributário
CNPJ
Contrato social
Alvará Sanitário e do Corpo de Bombeiros
Licença da prefeitura
6. Foque no Relatório de Impacto de Trânsito e Estudo de Impacto de Vizinhança que a prefeitura solicitará
Quando a prefeitura constatar que uma obra de grande porte como uma faculdade está em andamento, prontamente o notificará para determinar a elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança. O documento se encarregará de propor medidas mitigatórias e compensatórias para minimizar o impacto social, urbano e ambiental do estabelecimento à vizinhança.
O Relatório de Impacto de Trânsito, por sua vez, recomendará providências com o intuito de minimizar os efeitos negativos da abertura do empreendimento à mobilidade urbana. Isto porque, se um negócio deste porte for inaugurado sem qualquer cuidado, provocará congestionamentos em seu entorno.
A VP Engenharia e Arquitetura se encarrega da elaboração destes documentos, designando profissionais altamente qualificados a uma visita no seu canteiro de obras, e produzindo estudos de acordo com as reinvindicações do poder público. Por isso, tranquilize-se ao se deparar com essas exigências e recorra a nós, que permitiremos que sua universidade abra as portas sem maiores preocupações.
Clique aqui para solicitar contato com nossos especialistas, que prontamente te ajudarão!
Comments