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Como a abertura de uma universidade reflete no trânsito local


A população jovem bruta do Brasil é uma das maiores do mundo. Considerando que, há algumas décadas, a prioridade do adolescente ao terminar o ensino médio era somente ingressar no mercado de trabalho, o cenário alterou-se consideravelmente na atualidade. Segundo estudo do CNI, cerca de 91% dos estudantes possuem o desejo de fazer faculdade, indicando uma demanda de mercado que, só com a oferta de instituições públicas de ensino superior, não seria atendida. À medida que a mão de obra desqualificada para empregos bem remunerados tornou-se um problema no país, mais jovens valorizaram a graduação, que passou a representar o caminho para a estabilidade financeira.


Dado esse cenário, a inauguração de faculdades privadas no Brasil decolou e, hoje, o país abriga o maior número de universidades da América Latina, exibindo credenciais em áreas distintas e, assim, possibilitando com que o jovem opte pela melhor instituição conforme sua vocação profissional. Entretanto, já que correspondem a estabelecimentos de grande porte e responsáveis por mobilizar de centenas a milhares de pessoas diariamente, faz-se fundamental que o investidor observe o impacto da universidade no sistema viário local. Neste artigo, estamos destrinchando sobre os desdobramentos da abertura de uma faculdade no trânsito da região. Siga conosco!


Não há dúvidas de que a abertura de uma faculdade exerce influência sobre a localidade em que está inserida. E, já que se trata de um setor em ampla expansão, cujo número de matrículas somente no primeiro semestre de 2022 cresceu 35%, é natural que o investidor se depare com uma solicitação de EIV pela prefeitura, que visa atenuar a interferência social e ambiental que este empreendimento provoca à ordem urbana. Como consequência da inauguração de uma universidade, o aumento na oferta de trabalho e de transporte público costumam ser notados, assim como melhorias na iluminação e asfalto.


No entanto, é válido ressaltar que, conforme mais alunos e colaboradores rumam ao local, o trânsito fica comprometido. Afinal, não somente por meio de veículos próprios, mas também através de ônibus é que os trajetos são realizados. Desta maneira, quando preceder a obra, certifique-se do momento que a prefeitura solicitar o RIT para universidades, consistindo em um estudo cujo objetivo é propor medidas que diminuam o seu impacto negativo no sistema viário da região. Assim, os engarrafamentos serão evitados, e apesar do benefício de residirem próximos a uma instituição de ensino, os vizinhos da obra não enfrentarão transtornos no que diz respeito à mobilidade urbana.

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