Abrir um comércio em 2023 tornou-se uma oportunidade de negócio sedutora para os brasileiros, tendo em vista o reaquecimento da economia. Segundo pesquisa realizada pela GEM, cerca de 60% da população sonha com a inauguração de uma empresa, revelando uma identidade autônoma e refletindo a vocação da nossa sociedade.
Porém, enquanto empreendedor, você deve ponderar bastante antes de tomar uma decisão, pautando-se por dados e minimizando sua margem de erro. A concorrência, por sua vez, é cada vez maior e apresenta inovações a fim de se destacar dos demais negócios do mercado, o que reforça a importância de que o gestor esteja alinhado às tendências e determinado em oferecer soluções únicas ao consumidor.
Fato é que, como um comércio tende a demandar um investimento inferior a uma grande empresa, passou a representou uma alternativa mais viável ao cidadão brasileiro, sobretudo considerando a dificuldade em poupar dinheiro a cada mês. Embora muitos empresários de sucesso não apresentem formação superior, é fundamental que, caso tenha o interesse de se destacar em meio aos concorrentes, não deixe de se qualificar, adquirindo conhecimento relevante para a administração do seu negócio.
A impulsividade costuma caminhar de mãos dadas com o fracasso no mundo empresarial, portanto, é recomendável que aja de forma racional e, diante de adversidades, sempre esteja apto a aprender. Desta maneira, adotará medidas que foram estudadas baseando-se em indicadores de desempenho, o que te tornará confiante e convicto sobre seu propósito profissional.
Defina um plano de ação
Tomar providências embasadas em um plano de ação predeterminado é uma prioridade na primeira fase de estruturação do seu negócio, possibilitando que, diante de novas demandas, você saiba qual caminho deve seguir. Neste sentido, estabeleça um diferencial e se paute em valores que qualifiquem sua empresa.
A atividade empresarial é ingrata e, muitas vezes, uma decisão equivocada e incompatível com as pretensões da sua marca te levarão à ruína. Por isso, compartilhe com seus colaboradores as ações que planeja adotar em cada situação e, assim, os resultados positivos se tornarão rotina.
Escolha o público-alvo e o plano de marketing
Um dos aprendizados mais valiosos absorvidos a partir da gerência de um negócio é que, quem quer vender para todos, não consegue vender para ninguém. Desta maneira, determine um público específico que, no seu ramo de atuação, pretende atrair, facilitando que um nicho específico de pessoas se interesse pelos seus produtos ou serviços – o que os tornará clientes na sequência.
À medida que você seleciona potenciais compradores daquilo que irá ofertar, seu plano de marketing será aplicado com maior exatidão, uma vez que todas as iniciativas propostas por essa área serão destinadas a um perfil específico de consumidor. Assim, seu negócio cortará caminhos e ganhará cada vez mais visibilidade.
Opte por um modelo de negócio
Para que sua ideia empresarial seja bem-sucedida no futuro, é essencial que você identifique um modelo de negócio ideal, tendo em vista a sua realidade financeira e objetivos como empreender.
Portanto, em busca de um comércio que renda frutos, defina se uma franquia, um modelo B2B (de empresa para empresa) ou um modelo B2C (de empresa para consumidor) atendem suas necessidades, de forma que possa explorar o potencial máximo de sua equipe.
Não se esqueça do Estudo de Impacto de Vizinhança quando a prefeitura solicitá-lo
Em meio à construção de um estabelecimento comercial, a prefeitura costuma entrar em contato com o empreendedor para exigi-lo um Estudo de Impacto de Vizinhança. O documento, que tem por objetivo projetar os impactos sociais, urbanos e ambientais provocados pela implantação dessa empresa, assim como propor providências que minimizem essas consequências, é indispensável para a qualidade de vida da população local.
Diante desta solicitação, não se desespere e, entrando em contato com a VP Engenharia e Arquitetura, agendaremos uma visita técnica até a obra, encarregando um profissional especializado a elaborar o documento. Com isso, você obterá a licença para prosseguir com a construção, e inaugurará seu negócio sem maiores preocupações.
MEI, ME ou EPP: Qual tipo de empresa você abrirá?
Essa etapa envolve uma burocracia que, muitas vezes, desperta dúvidas no empreendedor, mas é de suma importância para que sua empresa seja legítima.
Tornando-se um MEI, seu negócio poderá faturar até R$ 81 mil por ano e não haverá possibilidade de criar sociedade, ao passo que, enquadrando sua empresa em ME, o faturamento anual conterá o limite de R$ 360 mil, e será possível formar sociedade.
Optando pela EPP, porém, o empreendimento deverá arrecadar entrar R$360 mil e R$4,8 milhões, integrando o Simples Nacional assim como a ME.
Determine a natureza jurídica do seu comércio
Definidas no momento que antecede a abertura do negócio, são classificadas como EI – Empresário Individual, SLU – Sociedade Limitada Unipessoal e LTDA – Sociedade Limitada. Confira abaixo suas diferenças:
EI não há possibilidade de possuir sócios, e não existe a exigência de capital mínimo para abrir o CNPJ.
SLU também não compreende sócios e capital mínimo para abertura do CNPJ, mas apresenta maior proteção aos seus bens pessoais.
LTDA é composta por dois ou mais sócios, e se faz necessária a declaração do capital social, sem que haja exigência de valor mínimo.
Selecione seu CNAE – que representa a atividade a ser exercida
A escolha do CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas define a natureza da atividade que você realizará, determinando a tributação que será imposta ao seu negócio.
A empresa, contudo, poderá apresentar mais de um CNAE, embora um deles deva ser classificado como o principal, enquanto as outras atividade deterão um caráter secundário.
Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real: Defina um regime tributário
Demandando um profissional da área contábil, a fim de que você possa focar efetivamente em sua atividade profissional, observe abaixo como esses regimes se diferem:
Simples Nacional exige uma arrecadação de até R$4,8 milhões, reunindo oito tributos.
Lucro Presumido pode faturar até R$78 milhões ao ano, e a alíquota de imposto sobre a arrecadação varia de 10,93% e 16,33%.
Lucro Real não há limite de faturamento, e os impostos são mais unificados.
Prepare seu contrato social
O contrato social reúne todas as informações relativas à estrutura organizacional da empresa, englobando os sócios, endereço da sede, área de atuação e possibilitando o registro em instituições públicas.
Inclusive, a conta bancária de uma empresa é aberta a partir da apresentação deste documento.
Registre o negócio na Junta Comercial e Obtenha a Inscrição Estadual/Municipal
A Junta Comercial exige a apresentação de documentos pessoas (RG, Certidão de Casamento, Comprovante de Endereço e Cópia do IPTU) para registrar seu comércio, validando o exercício da atividade empresarial selecionada conforme a Lei.
A Inscrição Municipal, por sua vez, garante que o município fiscalize se o empreendedor está pagando os impostos, enquanto a Inscrição Estadual permite que o estado averigue se os seus tributos estão em dia.
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