Investir em prédios comerciais tornou-se um caminho seguro para ampliar o patrimônio. Embora a recuperação econômica apresente lentidão no país, a abertura de 3.838.063 empresas foi registrada em 2022, revelando a vocação do brasileiro e impulsionando o setor de construção civil – que precisou atender a elevada demanda de empreendedores.
Não é de hoje que, a cada esquina que passamos, observamos uma obra em andamento, o que reflete a busca constante de pontos comerciais para alugar. Seduzidos pela elevada possibilidade de ganhos na área comercial, milhões de cidadãos têm apostado nesse mercado, contribuindo com a geração de emprego e desenvolvimento econômico dos bairros.
Conheça a seguir algumas dicas para realizar um investimento responsável em prédios comerciais:
1- Reserve um valor compatível com a magnitude do investimento
O custo para edificar um prédio comercial não é modesto, afinal, trata-se de uma construção que pode levar de 6 meses a 3 meses até ser concluída, demandando a contratação de dezenas de profissionais capacitados para a execução do processo. Algumas projeções apontam que, em prédios de 10 andares, abrigando 6 salas por andar, o investimento necessário ultrapassa os R$16.000.000.
Mas não se desespere: há edifícios comerciais menores, que comportam menos salas e, por isso, representam uma alternativa mais acessível ao empreendedor. E, como todo investimento possui um risco – mesmo que baixo –, é natural que reflitam muito sobre a aplicação de capital em determinado mercado, estimulando a adesão por prédios mais acanhados.
2- Identifique o público que quer atender
Apesar dessa recomendação parecer óbvia, é comum observarmos no universo dos negócios uma empresa que não determina um público-alvo, com o objetivo de atrair diversos perfis de consumidor. Só que, se você não concentrar esforços em um nicho em específico, seu planejamento será comprometido em longo prazo, já que buscará atrair todos à sua oferta e, assim, gastará demais – tanto tempo quanto dinheiro.
O investidor de um prédio comercial, por sua vez, deve se atentar a isso, definindo um perfil de comerciante que almeja negociar, e, assim, apresentando sua proposta sem desperdiçar tempo – o que te deixará mais perto da assinatura de contratos.
3- Defina estrategicamente o local onde o prédio será construído
Um projeto de galeria de lojas é, geralmente, extremamente rentável, à medida que se enquadra em uma renda passiva ao dono do empreendimento – já que os contratos costumam ser de 5 anos. Porém, para que você obtenha sucesso em sua nova empreitada, priorize um bairro onde a oferta de salas comerciais é reduzida, oferecendo a uma solução a um problema.
Neste sentido, considere a possibilidade de ingressar em um bairro residencial, cujos moradores anseiam por uma atividade comercial mais ativa para fins de consumo, assim como também sonham com a abertura de um comércio.
4- Não se esqueça da elaboração do EIV e RIT
Agora que esclarecemos quanto custa um prédio comercial, além da necessidade de observar o público e a localidade que norteará seu negócio, reforçaremos a importância de que, assim que a prefeitura solicitar a elaboração de um EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) e RIT (Relatório de Impacto de Trânsito) em meio à sua obra, você entre em contato com a VP Engenharia e Arquitetura.
Nossa empresa realizará uma visita técnica, indicando providências na construção que minimizem o impacto social, urbano e ambiental através do EIV. O RIT, por sua vez, é indispensável para a mobilidade urbana. Saiba como esse documento pode favorecer seu empreendimento:
Reduzindo os engarrafamentos
Contribuindo com a economia de tempo dos moradores
Proporcionando qualidade de vida
Clique aqui para solicitar contato com nossos especialistas, que prontamente te ajudarão!
Comments